quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Relembrando as Bactérias


O Reino bactéria se encontra no Super- Reino Prokarya, sendo a principal característica de seus componentes não possuir uma organização celular, ou seja, seu núcleo não apresenta a carioteca que separa o seu material nuclear dos demais presentes no citoplasma.

O Reino Bactéria classifica-se em 3 grupos:

Arqueobactérias
Eubactérias
Cianobactérias



Arqueobactérias
Classificação das Arqueobactérias:

Metanogênicas → caracterizadas pelo metabolismo anaeróbio utilizam o elemento químico hidrogênio como co-fator de reações que catabolizam o gás carbônico (CO2) em metano (CH4).

Termófilas → são arqueobactérias que sobrevivem em temperaturas altíssimas, (atingindo cerca de 100° C) e acidez muito baixa, representando os ambientes aquáticos situados próximos à falhas na crosta oceânica (fendas vulcânicas). Esses organismos realizam quimiossíntese, utilizando compostos inorgânicos (ácido sulfídrico – H2S) para sintetizar matéria orgânica e obter energia.

Halófitas → bactérias primitivas que vivem em locais com alta concentração de sal, em que a solução do meio (ambiente aquático) é extremamente hipertônica, por exemplo, a salinidade do Mar Morto.

As Eubactérias (bactérias verdadeiras)

As bactérias são encontradas na água, no ar, no solo, nos objetos, na superfície e no interior de outros seres vivos.

As bactérias podem ser heterótrofas ou autótrofas. As heterótrofas podem realizar os vários tipos de fermentação e vários tipos de respiração, como a aeróbia e a anaeróbia.

Dentre as autótrofas existe grande diversidade de mecanismos, como a quimiossíntese e a fotossíntese.
As bactérias reproduzem-se assexuadamente por bipartição. Processo este, que origina em milhares de outras bactérias, dependendo das condições ambientais adequadas. Apresentam formas diversas como: cocos (esféricas), bacilos (alongadas), espirilos (em forma de espiral), e vibriões (forma de vírgula).


As cianobactérias são encontradas em água doce, água salgada, troncos de árvores, rochas, fontes termais e reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou cissiparidade.



Após ter relembrado o assunto de bactérias deixe um comentário respondendo ao que se pede:

1 - O porque das bactérias pertecerem ao Super reino Prokarya separada de todos os seres pertencentes aos Reinos Protoctistas, Fungi, Animal e Vegetal que se encontram no Super reino Eukarya?

2 - Comente o papel da respiração anaeróbica na reciclagem de certos elementos químicos importantes na natureza.


Deixe seu nome, turma e turno que estuda.

13 comentários:

  1. 1°) Por quê as bactérias possuem células procariontes, ou seja, células de núcleo simples, e não possuem membrana carioteca.

    Marcelo Ribeiro 2° "E" Vespertino.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respoasta do 2°: R: O processo de extração de energia de compostos sem utilização de oxigênio (O2) é denominado respiração anaeróbica. Alguns organismos, como o bacilo de tétano, por exemplo, têm na respiração anaeróbica o único método de obtenção de energia – são os chamados anaeróbicos estritos ou obrigatórios. Outros como os levedos de cerveja, podem realizar respiração aeróbica ou anaeróbica, de acordo com a presença ou não de oxigênio – são por isso chamados de anaeróbicos facultativos.

    Na respiração aeróbica, o O2 funciona como aceptor final de hidrogênios. Na respiração anaeróbica, também fica evidente a necessidade de algum aceptor de hidrogênios. Certas bactérias anaeróbicas utilizam nitratos, sulfatos ou carbonatos como aceptores finais de hidrogênios. Os casos em que os aceptores de hidrogênios são compostos orgânicos que se originam da glicólise. Esses tipos de respiração anaeróbica são chamados de fermentações.

    2°, Randerson Luiz 2°C

    ResponderExcluir
  4. Thaciane-->2°c Vesp

    Na respiração anaeróbica, também fica evidente a necessidade de algum aceptor de hidrogênios. Algumas bactérias anaeróbicas utilizam nitratos, sulfatos ou carbonatos como aceptores finais de hidrogênios. Os casos em que os aceptores de hidrogênios são compostos orgânicos que se originam da glicólise. Esses tipos de respiração anaeróbica são chamados de fermentações.

    ResponderExcluir
  5. primeira pergunta

    porque e um reino pouco conhecido


    Aluna; Zelia 2ºC

    ResponderExcluir
  6. Olá minha querida amiga como vai? Gostei muito do seu blog. É muito interessante esse assunto, bactérias, as doenças causadas por elas.Realmente as possibilidades de utilizar essa ferramenta a serviço da educação é muito interessante. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. 2°) A respiração anaeróbia envolve um receptor de eléctrons diferente do oxigênio e existem vários tipos de bactérias capazes de usar uma grande variedade de compostos como receptores de eléctrons na respiração: compostos nitrogenados, tais como nitratos e nitritos, compostos de enxofre, tais como sulfatos, sulfitos, dióxido de enxofre e mesmo enxofre elementar, dióxido de carbono, compostos de ferro, de manganês, de cobalto e até de urânio.
    mailson 2°´´D`` vespertino
    plaboy mailson

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Silvia 2°F comentando a segunda:Na respiração aeróbica, o O2 funciona como aceptor final de hidrogênios. Na respiração anaeróbica, também fica evidente a necessidade de algum aceptor de hidrogênios. Certas bactérias anaeróbicas utilizam nitratos, sulfatos ou carbonatos como aceptores finais de hidrogênios. Os casos em que os aceptores de hidrogênios são compostos orgânicos que se originam da glicólise. Esses tipos de respiração anaeróbica são chamados de fermentações.

    ResponderExcluir
  9. NAIANE 2H,noturno
    2)A respiração anaeróbia envolve um receptor de eléctrons diferente do oxigênio e existem vários tipos de bactérias capazes de usar uma grande variedade de compostos como receptores de eléctrons na respiração: compostos nitrogenados, tais como nitratos e nitritos, compostos de enxofre, tais como sulfatos, sulfitos, dióxido de enxofre e mesmo enxofre elementar, dióxido de carbono, compostos de ferro, de manganês, de cobalto e até de urânio.

    No entanto, para todos estes , a respiração anaeróbia só ocorre em ambientes onde o oxigénio é escasso, como nos sedimentos marinhos e lacustres ou próximo de nascentes hidrotermais submarinas.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. MARIA ,MIRIAN E ROSELÍ 1)Porque ela não possui organização celular ,ou seja,no seu núcleo não consta a carioteca que separa o material núclear dos demais presentes no citoplasma.

    ResponderExcluir
  12. a bactéria se encontra no Super-Reino Prokarya, por não possuir uma organização celular,ou seja ,
    seu núcleo não apresenta a carioteca.

    Aline gomes, 2º ano G

    ResponderExcluir
  13. 2°) pq a respiração anaeróbica ocorre na ausencia de oxigênio, e na ultilização de outros tipos de compostos como nitratos, enxofre, dióxido de carbono e etc, ajudando assim a reciclgem de algums elementos químicos presentes na natureza.

    Marcelo Ribeiro. 2'E' Vespertino.

    ResponderExcluir